2 de Abril - Dia Mundial de Conscientização sobre o autismo - O que a Educação Física tem com isso? TUDO!!!!
Em 2007 a ONU- Organização das Nações Unidas definiu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day).
O autismo - Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico. Saiba mais sobre autismo no artigo “O que é autismo?“.
Em 2020, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.
Mas o que a Educação Física pode ajudar?
" A Educação Física escolar é uma ferramenta fundamental para promover a inclusão total dos educandos com necessidades especiais, pois possibilita a formação integral do homem, promovendo o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo, viabilizando a interação com o meio, fomentada por um ambiente dinâmico e prazeroso. É nessa perspectiva que a Educação Física Adaptada (EFA) deverá atender as diferentes necessidades especiais, entre elas os autistas. Pensar nessa proposta para crianças autistas é atender à necessidade atual de toda a sociedade, sendo que esta deverá criar condições para incluir as pessoas com essa necessidade especial, além de todas as outras."
Mas o que a Educação Física pode ajudar?
" A Educação Física escolar é uma ferramenta fundamental para promover a inclusão total dos educandos com necessidades especiais, pois possibilita a formação integral do homem, promovendo o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo, viabilizando a interação com o meio, fomentada por um ambiente dinâmico e prazeroso. É nessa perspectiva que a Educação Física Adaptada (EFA) deverá atender as diferentes necessidades especiais, entre elas os autistas. Pensar nessa proposta para crianças autistas é atender à necessidade atual de toda a sociedade, sendo que esta deverá criar condições para incluir as pessoas com essa necessidade especial, além de todas as outras."
(PIEKARZ, A; BÔA, A. S.;BORCHARDT, C. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
PARA CRIANÇAS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR, ES - 2017)
Seja você, professor escolar ou educador físico bacharelado, procure em suas aulas proporcionar as atividades adaptadas em sua prática.
O blog faz parte dessa conscientização e separamos alguns materiais e páginas relacionados à Educação Física e Atividades Físicas para autistas. Vamos qualificar as aulas para melhor atender nossos alunos e garantir a inclusão de todos, que é o nosso papel!* 7 sugestões de esportes para crianças com autismo
* Benefícios da atividade física para pessoas com autismo
* A importância da prática de exercícios físicos para autistas
*Menino autista de cinco anos do ES pratica luta, surf e futebol
* Crianças autistas encontram no esporte uma nova maneira de se comunicar
* Importância do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo
* aulas de educação física: inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista
* Como despertar interesse de aluno com autismo na educação física?
* Atividades Psicomotoras para autistas
*Cartilha autismo e educação
Amor pelo futebol ajuda menino a conviver com o autismo
E você tem uma boa prática para contar para nós sobre o trabalho com autistas. Conte para nós!
Participe da campanha #RESPECTRO
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