Pular para o conteúdo principal

Orientações para o Ano Letivo – Educação Física para os Anos Inicias do Ensino Fundamental – 2017

Caro professor, este documento foi elaborado a fim de direcionar seu trabalho durante o ano letivo de 2017 no trato com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
De modo a subsidiar os professores de Educação Física e unificar os conteúdos e expectativas de aprendizagem desenvolvidas na rede, a SEE/SP elaborou as Orientações Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais.
O material foi elaborado conjuntamente entre Equipe Curricular de Educação Física da CGEB, Professores coordenadores de Educação Física dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e 1900 professores especialistas através de encontros para discussões e elaborações dos materiais.
Para tanto, antes de iniciar as atividades de acordo com as Orientações, é fundamental que o professor realize atividades diagnósticas para verificar as dificuldades e potencialidades dos seus alunos.
A partir do diagnóstico o professor deve elaborar as Sequências Didáticas de forma a contemplar atividades articulados com os conteúdos distribuídos durante o bimestre e as expectativas de aprendizagem no procedimental (o fazer), no atitudinal (atitudes e comportamentos) e no conceitual (conceitos), conforme exemplo abaixo.



 Desta forma o professor garante o atendimento de todos os conteúdos de Educação Física em “espiral” e que as expectativas de aprendizagem sejam desenvolvidas com níveis de complexidade de acordo com o ano.
As sequências didáticas devem contemplar momentos primordiais para que sejam consideradas desafiadoras para os alunos, são elas: Prática: laboratório de experiências das diversas formas de Se-Movimentar; Problematização: momento de conversa e questionamentos realizados entre aluno e professor em relação ao proposto; Sistematização: síntese que contemple os diversos aprendizados construídos durante as aulas.
No decorrer do ano é necessário verificar o que o aluno aprende e conhece em relação ao que foi ensinado nos aspectos procedimentais, conceituais e atitudinas. Dessa forma, cabe ao professor avaliar os alunos também nestes três aspectos, seja em observação, roda de conversa, trabalhos, registros parciais e/ou finais ou avaliação por escrito.
Sendo assim, orientamos os professores a estudarem as Orientações Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais, pois este será o norte no desenvolvimento das aulas. Sugerimos ainda os projetos de Educação Física da SEE/SP: Como é bom brincar, Conscientização Ambiental em Educação Física, Jogando e Aprendendo, Usando bem...que mal tem?, Jogando no Tempo Livre e Futebol da escola.
Os projetos estão organizados em Sequencias Didáticos a partir de conteúdos da Matriz curricular de forma diferenciada para cada ano. Eles devem ser escolhidos em conjunto equipe escolar e professores, para que todas as turmas sejam trabalhadas da mesma forma.
Desejamos um excelente trabalho e colocamo-nos à disposição para quaisquer dúvidas.

Equipe de Educação Física
PCNP Thaisa Pedrosa Silva Nunes


De acordo,

Dorival Rodrigues Menon
Diretor Técnico I

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Registros que fazem o professor refletir sobre a prática

Registrar as situações de sala em fotos, vídeos e textos é essencial para aprimorar a prática O que leva você, professor, a se aperfeiçoar? Como melhorar a atuação em sala? De que modo saber se o planejamento e as intervenções são os mais adequados? Quando o assunto é aprimoramento docente, as respostas, com frequência, passam pelo apoio da equipe gestora e pela formação continuada. Mas vale jogar luz sobre algo que depende de você e que é essencial para quem busca evoluir: o registro reflexivo.  São textos, imagens e áudios que resgatam as atividades feitas em classe e servem como objeto de investigação e análise crítica sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada. "O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz em sala", diz Cleide do Amaral Terzi, consultora e especialista em Educação. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de

ORIENTAÇÃO TÉCNICA “EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - A APRENDIZAGEM À LUZ DO CURRÍCULO PAULISTA”

No dia 10 de março de 2020, ocorreu no salão de capacitação da Diretoria de Ensino - Região de Tupã a Orientação Técnica “Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental – a aprendizagem à luz do Currículo Paulista” para professores (as) de Educação Física que ministram aulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de orientar e subsidiar os (as) professores (as) de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estudo, planejamento, execução e avaliação das aulas da disciplina baseado nas Diretrizes, conteúdos, competências e habilidades do Currículo Paulista para o segmento, os (as) professores (as) realizaram um estudo envolvendo tecnologia da BNCC, do Currículo Paulista, Habilidades de Educação Física e dos Cadernos São Paulo Faz Escola do  professor. Além disso, os (as) professores (as) participaram de uma oficina de Mancala, jogo proposto para os 4º e 5º anos na Unidade Temática Jogos e Objeto de Conhecimento Jogos de Tabuleiro. Agradecemos a p