Caro professor, este documento foi elaborado a fim de direcionar seu
trabalho durante o ano letivo de 2017 no trato com os alunos dos anos iniciais
do Ensino Fundamental.
De modo a subsidiar os professores de Educação Física e unificar os
conteúdos e expectativas de aprendizagem desenvolvidas na rede, a SEE/SP
elaborou as Orientações
Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais.
O material foi elaborado conjuntamente entre Equipe Curricular de
Educação Física da CGEB, Professores coordenadores de Educação Física dos
Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e 1900 professores especialistas
através de encontros para discussões e elaborações dos materiais.
Para tanto, antes de iniciar as atividades de acordo com as Orientações, é
fundamental que o professor realize atividades diagnósticas para verificar as
dificuldades e potencialidades dos seus alunos.
A partir do diagnóstico o professor deve elaborar as Sequências Didáticas
de forma a contemplar atividades articulados com os conteúdos distribuídos
durante o bimestre e as expectativas de aprendizagem no procedimental (o
fazer), no atitudinal (atitudes e comportamentos) e no conceitual (conceitos),
conforme exemplo abaixo.
As sequências
didáticas devem contemplar momentos primordiais para que sejam consideradas
desafiadoras para os alunos, são elas: Prática:
laboratório de experiências das diversas formas de Se-Movimentar; Problematização: momento de
conversa e questionamentos realizados entre aluno e professor em relação ao
proposto; Sistematização:
síntese que contemple os diversos aprendizados construídos durante as aulas.
No decorrer do
ano é necessário verificar o que o aluno aprende e conhece em relação ao que
foi ensinado nos aspectos procedimentais, conceituais e atitudinas. Dessa
forma, cabe ao professor avaliar os alunos também nestes três aspectos, seja em
observação, roda de conversa, trabalhos, registros parciais e/ou finais ou
avaliação por escrito.
Sendo assim,
orientamos os professores a estudarem as Orientações Curriculares de Educação
Física para os Anos Iniciais, pois este será o norte no desenvolvimento das
aulas. Sugerimos ainda os projetos de Educação Física da SEE/SP: Como
é bom brincar, Conscientização
Ambiental em Educação Física, Jogando
e Aprendendo, Usando
bem...que mal tem?, Jogando no
Tempo Livre e Futebol da
escola.
Os projetos
estão organizados em Sequencias Didáticos a partir de conteúdos da Matriz
curricular de forma diferenciada para cada ano. Eles devem ser escolhidos em
conjunto equipe escolar e professores, para que todas as turmas sejam
trabalhadas da mesma forma.
Desejamos um
excelente trabalho e colocamo-nos à disposição para quaisquer dúvidas.
Equipe de
Educação Física
PCNP Thaisa
Pedrosa Silva Nunes
De acordo,
Dorival
Rodrigues Menon
Diretor Técnico
I
Comentários
Postar um comentário