Professor (a),
Segundo o Currículo Paulista (2019) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é essencial que a experimentação e a recriação estejam presentes na intencionalidade das práticas pedagógicas, pois é importante que a experimentação e o protagonismo infantil não se percam nesta fase da escolarização. Afinal, na Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento pretendiam que as crianças tivessem assegurados os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Portanto, o Currículo Paulista prevê que, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sejam consolidadas, ampliadas e aprofundadas as práticas da cultura corporal de movimento, considerando tanto os interesses e expectativas dos estudantes quanto as aprendizagens necessárias à continuidade da formação. Prevê-se que, nessa fase, possa se ampliar “a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que possibilita aos estudantes lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente” (BRASIL, 2017, pág.61).
Diante do exposto, a SEDUC/SP elaborou um material de apoio ao professor que contempla as habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental considerando o (a) estudante em todas as suas dimensões: social, cognitiva, integral. Organizamos abaixo os materiais. Para ter acesso, basta clicar nos links:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Segundo o Currículo Paulista (2019) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é essencial que a experimentação e a recriação estejam presentes na intencionalidade das práticas pedagógicas, pois é importante que a experimentação e o protagonismo infantil não se percam nesta fase da escolarização. Afinal, na Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento pretendiam que as crianças tivessem assegurados os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Portanto, o Currículo Paulista prevê que, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sejam consolidadas, ampliadas e aprofundadas as práticas da cultura corporal de movimento, considerando tanto os interesses e expectativas dos estudantes quanto as aprendizagens necessárias à continuidade da formação. Prevê-se que, nessa fase, possa se ampliar “a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que possibilita aos estudantes lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente” (BRASIL, 2017, pág.61).
Diante do exposto, a SEDUC/SP elaborou um material de apoio ao professor que contempla as habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental considerando o (a) estudante em todas as suas dimensões: social, cognitiva, integral. Organizamos abaixo os materiais. Para ter acesso, basta clicar nos links:
* PPT das ATPC polo realizadas com os professores de Educação Física em agosto de 2019: PPT
* Caderno de Apoio ao Professor - Currículo Paulista - Anos Iniciais - 1º Bimestre
* Caderno de Apoio ao Professor - Currículo Paulista - Anos Iniciais - 2º Bimestre
* Caderno de Apoio ao Professor - Currículo Paulista - Anos Iniciais - 2º Bimestre
* Habilidades de Educação Física - Currículo Paulista
* Material da formação “EducaçãoFísica nos Anos Inicias do Ensino Fundamental – a aprendizagem à luz doCurrículo Paulista”
* Material da formação “EducaçãoFísica nos Anos Inicias do Ensino Fundamental – a aprendizagem à luz doCurrículo Paulista”
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATPC Anos Iniciais
Durante o período de quarentena e atividades não presenciais, realizaremos quinzenalmente ATPC com os professores de Educação Física dos Anos Iniciais.
Fique atento para não perder nenhum encontro.
Após cada ATPC o material será disponibilizado aqui no blog, logo abaixo. É só clicar nas datas, acessar e estudar.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os materiais abaixo não se encontram mais em vigência:
Fique atento para não perder nenhum encontro.
Após cada ATPC o material será disponibilizado aqui no blog, logo abaixo. É só clicar nas datas, acessar e estudar.
ATPC do dia 19-05-2020 - Educação Física nos Anos Iniciais: Jogos de Tabuleiro
ATPC do dia 09-06-2020 - Educação Física nos Anos Iniciais: O objeto de conhecimento lutas e as possibilidades de desenvolvimento na educação remota
ATPC do dia 09-06-2020 - Educação Física nos Anos Iniciais: O objeto de conhecimento lutas e as possibilidades de desenvolvimento na educação remota
ATPC do dia 23-06-2020 - Educação Física nos Anos iniciais: Inclusão e o desenvolvimento das habilidades
ATPC do dia 07-07-2020 - Educação Física nos Anos Iniciais: Danças e os elementos básicos nas diferentes manifestações
ATPC do dia 21-07-2020 - Educação Física nos Anos Iniciais: Avaliação na educação remota e socialização de boas práticas
ATPC do dia 07-07-2020 - Educação Física nos Anos Iniciais: Danças e os elementos básicos nas diferentes manifestações
ATPC do dia 21-07-2020 - Educação Física nos Anos Iniciais: Avaliação na educação remota e socialização de boas práticas
ATPC dos dias 13 e 27/10 - ATPC Educação Física - Anos Iniciais: O esporte nos Anos Iniciais N Segundo o Currículo Paulista
ATPC do dia 10/11/2020- ATPC Educação Física - Anos Iniciais: Esporte- Classificação segundo a BNCC e propostas de atividades para o ensino remoto
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os materiais abaixo não se encontram mais em vigência:
Como é bom brincar Conscientização Ambiental em Educação Física Futebol da Escola Jogando a alfabetização para o alto Jogando no tempo livre Usando bem....que mal tem. |
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Professores Coordenadores e Professores de Educação Física, cliquem nos links abaixo e tenham acesso aos materiais trabalhados nas ATPC Polos.
ATPC Março
ATPC Maio
ATPC Junho
ATPC Agosto
ATPC Setembro
ATPC Outubro
ATPC Março
ATPC Maio
ATPC Junho
ATPC Agosto
ATPC Setembro
ATPC Outubro