Pular para o conteúdo principal

CURRICULO

Professor (a), para subsidiá-lo (a) em sua prática pedagógica durante o ano letivo, disponibilizamos os materiais referentes aos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Ensino Fundamental

Clique aqui para acessar o Currículo Paulista
No que se refere ao Ensino Fundamental o planejamento das aulas deve estar pautado no Currículo Paulista. Homologado em agosto de 2019, o documento  é fruto do esforço dos profissionais da educação representantes das Redes Municipais, da Rede Estadual e da Rede Privada de Ensino que, atuando de modo colaborativo, associaram saberes, procedimentos, reflexões e experiências a respeito da prática docente nos diferentes componentes curriculares. O Currículo Paulista define e explicita, a todos os profissionais da educação que atuam no Estado, as competências e as habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes paulistas e considera sempre sua formação integral na perspectiva do desenvolvimento Humano.

Clique nos link abaixo e tenha acesso aos demais materiais de apoio:

* Habilidades de Educação Física - Geral

Habilidades Essenciais de Educação Física - 1º Bimestre

* Habilidades Essenciais de Educação Física - 2º Bimestre

***
* Cadernos do Aluno/Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 1º Bimestre

Cadernos do Aluno/Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 2º Bimestre

***
* Cadernos do Aluno - Anos Finais do Ensino Fundamental - 1º Bimestre

* Cadernos do Aluno - Anos Finais do Ensino Fundamental - 2º Bimestre

* Caderno do Professor - Anos Finais do Ensino Fundamental - 1º Bimestre

* Caderno do Professor - Anos Finais do Ensino Fundamental - 2º Bimestre

***

Ensino Médio

Clique aqui para ter acesso ao Currículo Oficial
Em relação ao Ensino Médio, o Currículo pautado na nova BNCC ainda está em elaboração e este ano será de discussão e análise com toda a rede. Sendo assim, o material de subsídio continua sendo o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Clique nos links abaixo e tenha acesso aos demais materiais de apoio:





* Cadernos de Apoio São Paulo Faz Escola para os alunos - 1º Bimestre


Bimestre

Bimestre


Postagens mais visitadas deste blog

Orientações para o Ano Letivo – Educação Física para os Anos Inicias do Ensino Fundamental – 2017

Caro professor, este documento foi elaborado a fim de direcionar seu trabalho durante o ano letivo de 2017 no trato com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo a subsidiar os professores de Educação Física e unificar os conteúdos e expectativas de aprendizagem desenvolvidas na rede, a SEE/SP elaborou as Orientações Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais. O material foi elaborado conjuntamente entre Equipe Curricular de Educação Física da CGEB, Professores coordenadores de Educação Física dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e 1900 professores especialistas através de encontros para discussões e elaborações dos materiais. Para tanto, antes de iniciar as atividades de acordo com as Orientações, é fundamental que o professor realize atividades diagnósticas para verificar as dificuldades e potencialidades dos seus alunos. A partir do diagnóstico o professor deve elaborar as Sequências Didáticas de forma a contemplar atividades articula

Registros que fazem o professor refletir sobre a prática

Registrar as situações de sala em fotos, vídeos e textos é essencial para aprimorar a prática O que leva você, professor, a se aperfeiçoar? Como melhorar a atuação em sala? De que modo saber se o planejamento e as intervenções são os mais adequados? Quando o assunto é aprimoramento docente, as respostas, com frequência, passam pelo apoio da equipe gestora e pela formação continuada. Mas vale jogar luz sobre algo que depende de você e que é essencial para quem busca evoluir: o registro reflexivo.  São textos, imagens e áudios que resgatam as atividades feitas em classe e servem como objeto de investigação e análise crítica sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada. "O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz em sala", diz Cleide do Amaral Terzi, consultora e especialista em Educação. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de

ORIENTAÇÃO TÉCNICA “EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - A APRENDIZAGEM À LUZ DO CURRÍCULO PAULISTA”

No dia 10 de março de 2020, ocorreu no salão de capacitação da Diretoria de Ensino - Região de Tupã a Orientação Técnica “Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental – a aprendizagem à luz do Currículo Paulista” para professores (as) de Educação Física que ministram aulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de orientar e subsidiar os (as) professores (as) de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estudo, planejamento, execução e avaliação das aulas da disciplina baseado nas Diretrizes, conteúdos, competências e habilidades do Currículo Paulista para o segmento, os (as) professores (as) realizaram um estudo envolvendo tecnologia da BNCC, do Currículo Paulista, Habilidades de Educação Física e dos Cadernos São Paulo Faz Escola do  professor. Além disso, os (as) professores (as) participaram de uma oficina de Mancala, jogo proposto para os 4º e 5º anos na Unidade Temática Jogos e Objeto de Conhecimento Jogos de Tabuleiro. Agradecemos a p