Pular para o conteúdo principal

Educação Física e Atividades à distância em virtude da Pandemia

Caro (a) professor (a),

Diante da Pandemia do Covid - 19 a Secretaria Estadual de Educação com o objetivo de combater a disseminação da doença decretou recesso aos estudantes. Nesse período, os (as) estudantes deverão realizar atividades à distância, ou seja, o (a) professor (a) precisará disponibilizar em diferentes meios de comunicação atividades para que sejam realizadas em casa.
Para colaborar nessa organização, o blog reuniu alguns documentos e sugestões para os professores:



Cardápio de Estratégias e  Recursos para o Ensino Online  - sugere alguns recursos tecnológicos para desenvolver atividades com os (as) estudantes.
***

Roteiro de Estudos de Educação Física - Documento elaborado pela equipe da COPED com roteiro de como desenvolver as atividades.
***


Pacote Office - Os recurso Office disponibilizados para preparação de aulas: planilhas, ppt, word, etc.
***

Socrative - Parecido com o Class room, essa plataforma oferece o recurso de você montar uma lista de exercícios/questões para que os (as) estudantes respondam. 
***

Google Sala de Aula - você precisa ter um e-mail no g-mail para criar uma turma. Na plataforma você pode disponibilizar materiais  para estudo e criar atividades, questões com pontuações.

Sugestão de atividade elaborada para a 1ª série do ensino médio no Google Sala de Aula. Entre no site http://classroom.google.com  Vá no sinal de +. Clique em Participar da turma e digite o código pn4zdw5
***

Blogger.com - Crie um blog com a turma. Que tal criar um blog para a 1ª série com o tema Transtornos Alimentares, tema deste bimestre.
***


Podcast - Que tal mandar aos estudantes informações referentes aos temas de Educação Física. Divida em tópicos e envie uma por dia. Clique no link https://www.youtube.com/watch?v=Of5A6o9J_F8 e veja como criar um podcast
***


Currículo + - Plataforma que disponibiliza vídeos de diversas disciplinas. Você pode solicitar que o (a) estudante assista ao filme e produza um texto a partir de suas observações. Por exemplo: Assistir à um vídeo de basquetebol e analisar o sistema de ataque e defesa utilizado por determinado time.
Veja abaixo algumas sugestões de vídeos:
"Base 4"-
Brincadeiras populares e  infantis da cultura brasileira. - https://curriculomais.educacao.sp.gov.br/mapa-do-brincar/
Gasto calórico (Kcal) na prática da dança - https://curriculomais.educacao.sp.gov.br/danca-gasto-calorico/
Rúgbi -

Valsa ao forró - https://curriculomais.educacao.sp.gov.br/da-valsa-ao-forro-a-danca-de-salao-no-brasil/ 
***

Plataforma Cenpec - Educação
https://www.cenpec.org.br/

A cultura indígena dançada e cantada 
https://www.cenpec.org.br/oficinas/a-cultura-indigena-dancada-e-cantada
Atletismo, o esporte mais antigo https://www.cenpec.org.br/oficinas/atletismo-o-esporte-mais-antigo
Balé para meninas e futebol para meninos? https://www.cenpec.org.br/oficinas/bale-para-meninas-e-futebol-para-meninos
Jogos e brincadeiras na praça 

https://www.cenpec.org.br/oficinas/jogos-e-brincadeiras-na-praca
***

Plataforma Escola Digital

https://escoladigital.org.br/busca?facets_option_ids=[6]


Basquetebol 
https://escoladigital.org.br/odas/cultura-news-a-historia-e-a-origem-do-basquetebol
Cantiga de roda: “Escravos de Jó” https://escoladigital.org.br/odas/cantigas-de-roda-escravos-de-jo
Capoeira
 https://escoladigital.org.br/odas/mare-capoeira
Esgrima 
https://escoladigital.org.br/odas/armas-da-esgrima
Futebol de Botão 
https://escoladigital.org.br/odas/futebol-de-botao
Ginástica Aeróbica 
https://escoladigital.org.br/odas/trio-brazil-aerobic-world-age-group-2012
Ginástica Geral
 https://escoladigital.org.br/odas/ginastica-geral
Ginástica Localizada https://escoladigital.org.br/odas/ginastica-localizada
Ginástica Rítmica 
https://escoladigital.org.br/odas/londres-360-ginastica-ritmica-46117
Handebol 
https://escoladigital.org.br/odas/handebol-1
Jongo 
https://escoladigital.org.br/odas/o-jongo-e-suas-origens
 Lesões esportivas 
https://escoladigital.org.br/odas/lesoes-esportivas
Luta “Huka Huka” 
https://escoladigital.org.br/odas/xingu-huka-huka
Lutas do mundo 
https://escoladigital.org.br/odas/lutas-em-educacao-fisica-esgrima
Percussão corporal https://escoladigital.org.br/odas/cambalhota-percussao-corporal
Prática esportiva https://escoladigital.org.br/odas/educando-suando-a-camisa
Rugby 
https://escoladigital.org.br/odas/entenda-o-rugby
Tchoukball 
https://escoladigital.org.br/odas/tchoukball
Voleibol 
https://escoladigital.org.br/odas/voleibol-1-3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientações para o Ano Letivo – Educação Física para os Anos Inicias do Ensino Fundamental – 2017

Caro professor, este documento foi elaborado a fim de direcionar seu trabalho durante o ano letivo de 2017 no trato com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo a subsidiar os professores de Educação Física e unificar os conteúdos e expectativas de aprendizagem desenvolvidas na rede, a SEE/SP elaborou as Orientações Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais. O material foi elaborado conjuntamente entre Equipe Curricular de Educação Física da CGEB, Professores coordenadores de Educação Física dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e 1900 professores especialistas através de encontros para discussões e elaborações dos materiais. Para tanto, antes de iniciar as atividades de acordo com as Orientações, é fundamental que o professor realize atividades diagnósticas para verificar as dificuldades e potencialidades dos seus alunos. A partir do diagnóstico o professor deve elaborar as Sequências Didáticas de forma a contemplar atividades articula

Registros que fazem o professor refletir sobre a prática

Registrar as situações de sala em fotos, vídeos e textos é essencial para aprimorar a prática O que leva você, professor, a se aperfeiçoar? Como melhorar a atuação em sala? De que modo saber se o planejamento e as intervenções são os mais adequados? Quando o assunto é aprimoramento docente, as respostas, com frequência, passam pelo apoio da equipe gestora e pela formação continuada. Mas vale jogar luz sobre algo que depende de você e que é essencial para quem busca evoluir: o registro reflexivo.  São textos, imagens e áudios que resgatam as atividades feitas em classe e servem como objeto de investigação e análise crítica sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada. "O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz em sala", diz Cleide do Amaral Terzi, consultora e especialista em Educação. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de

ORIENTAÇÃO TÉCNICA “EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - A APRENDIZAGEM À LUZ DO CURRÍCULO PAULISTA”

No dia 10 de março de 2020, ocorreu no salão de capacitação da Diretoria de Ensino - Região de Tupã a Orientação Técnica “Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental – a aprendizagem à luz do Currículo Paulista” para professores (as) de Educação Física que ministram aulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de orientar e subsidiar os (as) professores (as) de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estudo, planejamento, execução e avaliação das aulas da disciplina baseado nas Diretrizes, conteúdos, competências e habilidades do Currículo Paulista para o segmento, os (as) professores (as) realizaram um estudo envolvendo tecnologia da BNCC, do Currículo Paulista, Habilidades de Educação Física e dos Cadernos São Paulo Faz Escola do  professor. Além disso, os (as) professores (as) participaram de uma oficina de Mancala, jogo proposto para os 4º e 5º anos na Unidade Temática Jogos e Objeto de Conhecimento Jogos de Tabuleiro. Agradecemos a p