Pular para o conteúdo principal

6 de Abril - Dia Mundial da Atividade Física


Esta data criada pela Organização Mundial da saúde - OMS é celebrada em vários países com o objetivo de conscientizar a população para a importância da adoção de um estilo de vida fisicamente mais ativo, não só para diminuir os riscos do desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis como também para usufruir de uma vida mais feliz e com mais qualidade de vida.
Esta data surge da série de ações propostas pelo movimento AGITA MUNDO, um rede internacional de instituições governamentais e não governamentais que tem por objetivo disseminar os benefícios da adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável por meio da prática diária de alguma atividade física.
Todo ano a data é comemorada em nossas escolas e por ações do Programa Agita São Paulo, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e coordenado pelo CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.
O tema escolhido este ano é “Todo passo conta” para lembrar a todos que ninguém precisa de equipamentos especiais, nem pagar uma academia. Basta a disposição de abandonar a inatividade física.
Diante disso e no momento em que vivemos, onde também para a manutenção da saúde em virtude da Pandemia do Covid – 19, nós da equipe Conviver/DER Tupã temos um desafio para você.
Durante essa semana, sozinho ou com seus familiares e amigos, na sua casa, realize ao menos 30 minutos de Atividade Física. Vale tudo: dançar na sala de casa, alongamentos, aquecimentos, aula pelo aplicativo, brincar com os filhos no quintal, pular corda. A intenção é movimentar o corpo e se divertir.

Faça um registro (um vídeo ou uma foto) e mande para nós pelo e-mail detupnpe@educacao.sp.gov.br ou poste nas redes sociais com a #diamundialdaatividadefisica. No dia 06 de abril faremos um mural de todos os registros. Se possível marque a equipe Conviver/DER Tupã no face: Thaisa Nunes, Mara Matos Lourenço, Raquel Scassola, Eliane Sakata e Rozana Z Sanches.
No instagram: THAISA_PNUNES

Não deixe de participar!


Você professor, desafie seus alunos e colegas de trabalho.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientações para o Ano Letivo – Educação Física para os Anos Inicias do Ensino Fundamental – 2017

Caro professor, este documento foi elaborado a fim de direcionar seu trabalho durante o ano letivo de 2017 no trato com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo a subsidiar os professores de Educação Física e unificar os conteúdos e expectativas de aprendizagem desenvolvidas na rede, a SEE/SP elaborou as Orientações Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais. O material foi elaborado conjuntamente entre Equipe Curricular de Educação Física da CGEB, Professores coordenadores de Educação Física dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e 1900 professores especialistas através de encontros para discussões e elaborações dos materiais. Para tanto, antes de iniciar as atividades de acordo com as Orientações, é fundamental que o professor realize atividades diagnósticas para verificar as dificuldades e potencialidades dos seus alunos. A partir do diagnóstico o professor deve elaborar as Sequências Didáticas de forma a contemplar atividades articula

Registros que fazem o professor refletir sobre a prática

Registrar as situações de sala em fotos, vídeos e textos é essencial para aprimorar a prática O que leva você, professor, a se aperfeiçoar? Como melhorar a atuação em sala? De que modo saber se o planejamento e as intervenções são os mais adequados? Quando o assunto é aprimoramento docente, as respostas, com frequência, passam pelo apoio da equipe gestora e pela formação continuada. Mas vale jogar luz sobre algo que depende de você e que é essencial para quem busca evoluir: o registro reflexivo.  São textos, imagens e áudios que resgatam as atividades feitas em classe e servem como objeto de investigação e análise crítica sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada. "O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz em sala", diz Cleide do Amaral Terzi, consultora e especialista em Educação. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de

ORIENTAÇÃO TÉCNICA “EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - A APRENDIZAGEM À LUZ DO CURRÍCULO PAULISTA”

No dia 10 de março de 2020, ocorreu no salão de capacitação da Diretoria de Ensino - Região de Tupã a Orientação Técnica “Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental – a aprendizagem à luz do Currículo Paulista” para professores (as) de Educação Física que ministram aulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de orientar e subsidiar os (as) professores (as) de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estudo, planejamento, execução e avaliação das aulas da disciplina baseado nas Diretrizes, conteúdos, competências e habilidades do Currículo Paulista para o segmento, os (as) professores (as) realizaram um estudo envolvendo tecnologia da BNCC, do Currículo Paulista, Habilidades de Educação Física e dos Cadernos São Paulo Faz Escola do  professor. Além disso, os (as) professores (as) participaram de uma oficina de Mancala, jogo proposto para os 4º e 5º anos na Unidade Temática Jogos e Objeto de Conhecimento Jogos de Tabuleiro. Agradecemos a p