Pular para o conteúdo principal
Neste mês de agosto, todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino estarão com mais uma edição do “Dia do Agita Galera” projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria da Saúde e o CELAFISCS e pertencente ao programa “Agita São Paulo”.
O tema escolhido é: "Pessoa Ativa, Pessoa Feliz".
O tema foi pensado, visto a necessidade da prática de atividades físicas ser adotada não apenas como promoção de saúde, mas também para proporcionar aos alunos e as pessoas atividades prazerosas, alegres e satisfatórias e assim incorporar as atividades física além dos muros da escola, para seu cotidiano.
Pensando que o evento não deve ser entendido como uma ação isolada da Proposta Pedagógica da Escola, este ano propomos discussões e bases conceituais, com um olhar para nosso Currículo, ou seja, durante o desenvolvimento das Situações de Aprendizagem das disciplinas, principalmente na de Educação Física e Ciências.
Nesse sentido, propomos que durante o mês de agosto a escola planeje e execute atividades para serem culminadas no dia 25/08/2017 (Dia do Agita Galera) por meio de exposições, apresentação dos registros dos alunos, atividades práticas e esportivas prazerosas e de lazer, entre outras.
Diante da nossa proposta, solicitamos que as escolas montem uma Comissão do Agita Galera na escola, formada por: 1 gestor, professores de educação física, 1 professor por área e 1 aluno representante do Grêmio Estudantil que irão planejar e orientar as atividades a serem desenvolvidas até dia 25. O Plano de Ação (modelo anexo) deverá ser encaminhado aos cuidados da Comissão do Agita Galera da Diretoria de Ensino para o e-mail do núcleo pedagógico (detupnpe@educacao.sp.gov.br), impreterivelmente até dia 16/08/2017 para acompanhamento do mesmo.
             Após a realização da culminância no dia 25/08/2017 a escola deverá postar as atividades desenvolvidas no site do Agita Galera http:/www.portalagita.org.br, entrando com usuário e senha cadastrados nos anos anteriores, caso contrário realizar outro cadastro.
Alertamos que as fotos devem ser em jpg e a escola deve ter em mãos a autorização de imagem assinadas pelos responsáveis.
As ações realizadas no final de semana pela Programa Escola da Família também poderão ser registradas no site, porém isso não exime a atividade no dia 25/08/2017.
Mais informações referentes ao relatório no site serão enviadas oportunamente.
Atenciosamente,
Comissão Agita Galera da DER de Tupã
Supervisora de Ensino – Ana Rosário Campos Batalini
Núcleo Pedagógico – Mara de Matos Lourenço
    Rosana Zamana

    Thaisa Pedrosa Silva Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientações para o Ano Letivo – Educação Física para os Anos Inicias do Ensino Fundamental – 2017

Caro professor, este documento foi elaborado a fim de direcionar seu trabalho durante o ano letivo de 2017 no trato com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo a subsidiar os professores de Educação Física e unificar os conteúdos e expectativas de aprendizagem desenvolvidas na rede, a SEE/SP elaborou as Orientações Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais. O material foi elaborado conjuntamente entre Equipe Curricular de Educação Física da CGEB, Professores coordenadores de Educação Física dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e 1900 professores especialistas através de encontros para discussões e elaborações dos materiais. Para tanto, antes de iniciar as atividades de acordo com as Orientações, é fundamental que o professor realize atividades diagnósticas para verificar as dificuldades e potencialidades dos seus alunos. A partir do diagnóstico o professor deve elaborar as Sequências Didáticas de forma a contemplar atividades articula

Registros que fazem o professor refletir sobre a prática

Registrar as situações de sala em fotos, vídeos e textos é essencial para aprimorar a prática O que leva você, professor, a se aperfeiçoar? Como melhorar a atuação em sala? De que modo saber se o planejamento e as intervenções são os mais adequados? Quando o assunto é aprimoramento docente, as respostas, com frequência, passam pelo apoio da equipe gestora e pela formação continuada. Mas vale jogar luz sobre algo que depende de você e que é essencial para quem busca evoluir: o registro reflexivo.  São textos, imagens e áudios que resgatam as atividades feitas em classe e servem como objeto de investigação e análise crítica sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada. "O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz em sala", diz Cleide do Amaral Terzi, consultora e especialista em Educação. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de

ORIENTAÇÃO TÉCNICA “EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - A APRENDIZAGEM À LUZ DO CURRÍCULO PAULISTA”

No dia 10 de março de 2020, ocorreu no salão de capacitação da Diretoria de Ensino - Região de Tupã a Orientação Técnica “Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental – a aprendizagem à luz do Currículo Paulista” para professores (as) de Educação Física que ministram aulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de orientar e subsidiar os (as) professores (as) de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estudo, planejamento, execução e avaliação das aulas da disciplina baseado nas Diretrizes, conteúdos, competências e habilidades do Currículo Paulista para o segmento, os (as) professores (as) realizaram um estudo envolvendo tecnologia da BNCC, do Currículo Paulista, Habilidades de Educação Física e dos Cadernos São Paulo Faz Escola do  professor. Além disso, os (as) professores (as) participaram de uma oficina de Mancala, jogo proposto para os 4º e 5º anos na Unidade Temática Jogos e Objeto de Conhecimento Jogos de Tabuleiro. Agradecemos a p