Pular para o conteúdo principal

Sugestão de Adequações em Educação Física para RC/RCI

RC/RCI

Resolução SE 73, de 29-12-2014
Dispõe sobre a reorganização do Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada e sobre os Mecanismos de Apoio Escolar aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas estaduais (...) - ao aluno devam ser garantidos meios e oportunidades diversas de se apropriar do currículo escolar, de forma contínua e exitosa, subsidiada por tempos de aprendizagem e mecanismos de apoio adequados.

A fim de subsidiar os professores de Educação Física no trabalho com as turmas de RC e RCI, segue uma sugestão de adequações que contemplam os procedimentos de estudo, a fim de colaborar com o desenvolvimento de habilidades não dominadas pelos mesmos em Língua Portuguesa.


(Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3082/como-ensinar-5-procedimentos-de-estudo. Acesso em: 26/01/2017)

(Disponível em: http://porvir.org/aprenda-como-estudar-em-quatro-etapas/. Acesso em: 26/01/2017)

Texto: O hip hop da gente
Disponível em: https://ocordialbomdia.wordpress.com/2013/04/19/hiphop/ Acesso em: 30/01/2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientações para o Ano Letivo – Educação Física para os Anos Inicias do Ensino Fundamental – 2017

Caro professor, este documento foi elaborado a fim de direcionar seu trabalho durante o ano letivo de 2017 no trato com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo a subsidiar os professores de Educação Física e unificar os conteúdos e expectativas de aprendizagem desenvolvidas na rede, a SEE/SP elaborou as Orientações Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais. O material foi elaborado conjuntamente entre Equipe Curricular de Educação Física da CGEB, Professores coordenadores de Educação Física dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e 1900 professores especialistas através de encontros para discussões e elaborações dos materiais. Para tanto, antes de iniciar as atividades de acordo com as Orientações, é fundamental que o professor realize atividades diagnósticas para verificar as dificuldades e potencialidades dos seus alunos. A partir do diagnóstico o professor deve elaborar as Sequências Didáticas de forma a contemplar atividades articula

Registros que fazem o professor refletir sobre a prática

Registrar as situações de sala em fotos, vídeos e textos é essencial para aprimorar a prática O que leva você, professor, a se aperfeiçoar? Como melhorar a atuação em sala? De que modo saber se o planejamento e as intervenções são os mais adequados? Quando o assunto é aprimoramento docente, as respostas, com frequência, passam pelo apoio da equipe gestora e pela formação continuada. Mas vale jogar luz sobre algo que depende de você e que é essencial para quem busca evoluir: o registro reflexivo.  São textos, imagens e áudios que resgatam as atividades feitas em classe e servem como objeto de investigação e análise crítica sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada. "O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz em sala", diz Cleide do Amaral Terzi, consultora e especialista em Educação. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de

ORIENTAÇÃO TÉCNICA “EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - A APRENDIZAGEM À LUZ DO CURRÍCULO PAULISTA”

No dia 10 de março de 2020, ocorreu no salão de capacitação da Diretoria de Ensino - Região de Tupã a Orientação Técnica “Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental – a aprendizagem à luz do Currículo Paulista” para professores (as) de Educação Física que ministram aulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de orientar e subsidiar os (as) professores (as) de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estudo, planejamento, execução e avaliação das aulas da disciplina baseado nas Diretrizes, conteúdos, competências e habilidades do Currículo Paulista para o segmento, os (as) professores (as) realizaram um estudo envolvendo tecnologia da BNCC, do Currículo Paulista, Habilidades de Educação Física e dos Cadernos São Paulo Faz Escola do  professor. Além disso, os (as) professores (as) participaram de uma oficina de Mancala, jogo proposto para os 4º e 5º anos na Unidade Temática Jogos e Objeto de Conhecimento Jogos de Tabuleiro. Agradecemos a p