Pular para o conteúdo principal

Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016

De 05  a 21 de Agosto de 2016 a cidade de Rio de Janeiro, RJ, Brasil sediará as Olimpíadas 2016 e de 07 a 18 de Setembro de 2016 será a vez das Paralimpíadas.



Segue um pouquinho da histórias de dois dos eventos mais importantes do mundo.


As Olimpíadas originaram-se por volta do século VIII a.C., no contexto da antiga Hélade, isto é, o conjunto das cidades-estado da Grécia Clássica. A realização dos jogos ocorria na cidade de Olímpia – por isso o nome “Olimpíadas” –, para onde os cidadãos das outras cidades peregrinavam a fim de participarem das competições. O primeiro atleta a vencer uma prova em Olímpia teria sido Corobeu, em 776 a.C. – a prova era de corrida.
Dentro da tradição mitológica, os jogos de Olímpia foram criados pelo herói Hércules, filho do deusZeus com uma mortal. Hércules foi obrigado pela deusa Hera a realizar doze trabalhos considerados impossíveis. O quinto desses trabalhos consistia em limpar os currais do rei Áugias, que continha milhares de animais e não era limpo há mais de 30 anos. Após conseguir realizar o feito, Hércules decidiu inaugurar um festival esportivo em Olímpia, em homenagem a seu pai, Zeus.
Essa explicação mitológica organizava o entendimento que se tinha sobre o esporte olímpico à época. Sempre que os jogos eram abertos, havia todo um rito de sacrifício de animais a Zeus e cada competição tinha em dada medida alguma relação com o culto a essa divindade.
  • Modalidades esportivas antigas
Entre os esportes praticados nas antigas olimpíadas, estavam as corridas, chamadas de drómose suas modalidades. Em algumas delas, o atleta devia correr por cerca de 190 metros vestido com a armadura e as armas de um hoplita (soldado da linha de frente dos combates). Em termos de corridas, havia também as bigas e quadrigas. As primeiras eram carros de combate tracionados por dois cavalos; as segundas, por quatro cavalos. Havia ainda o péntatlhon (semelhante ao pentatlo atual), que reunia cinco esportes: 1) salto, 2) lançamento de disco, 3) lançamento de dardo, 4)corrida e 5) luta.
É interessante destacar que as modalidades de lutas também eram bastante peculiares. Havia, por exemplo, a palé, que era algo próximo da atual luta greco-romana, isto é, sem socos e pontapés. Além da palé, o pýgme, comparado ao pugilato (boxe) contemporâneo, mas mais agressivo. Destaca-se ainda o mais devastador de todos, o pancrácio, que consistia em uma espécie de “vale-tudo”, que incluía cotoveladas, joelhadas, torções, cabeçadas etc.
  • Restauração dos Jogos Olímpicos na modernidade
Após o fim da Hélade, no mundo antigo, as Olimpíadas caíram no esquecimento durante séculos. Outros esportes foram se desenvolvendo no interior de cada civilização, mas não havia algo que tivesse a envergadura da celebração dos jogos de Olímpia. A restauração das práticas esportivas em um festival como as antigas Olimpíadas só foi feito na década de 1890 por um aristocrata e pedagogo suíço chamado Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin.
O Barão de Coubertin acreditava que a prática do esporte devia ser estimulada na sociedade contemporânea, sobretudo entre os jovens. Além disso, era interessante que houvesse uma organização internacional de jogos esportivos que ajudasse a promover a “paz entre as nações”, já que aquele contexto (de transição do século XX para o século XXI) estava carregado de rivalidades entre as potências imperialistas.
Como bem ressalta a pesquisadora Kátia Rubio: “O projeto de restauração dos Jogos Olímpicos como na Grécia Helênica foi apresentado em 25 de novembro de 1892 quando da ocasião do 5º aniversário da União das Sociedades Francesa de Esportes Atléticos, que teve como paraninfo o Barão de Coubertin. Naquela ocasião ele manifestaria seu desejo e intenções com relação aos Jogos: 'É preciso internacionalizador o esporte. É necessário organizar novos Jogos Olímpicos”[1]
Dois anos depois, continua Katia Rubio: “[…] na Sorbonne, em Paris, diante de uma plateia que reunia aproximadamente duas mil pessoas, das quais 79 representavam sociedades esportivas e universitárias de 13 nações, teve início o congresso esportivo-cultural, no qual Coubertin apresentou a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos.”[2]
O projeto de Coubertin previa também o resgate dos símbolos das Olimpíadas antigas, como o acendimento da chama olímpica etc. Para que tudo fosse feito da melhor forma, a realização da primeira edição deveria ser na Grécia. Com a ajuda de Demetrius Vikelas, Coubertin e os demais membros do comitê geral conseguiram organizar os primeiros Jogos Olímpicos modernos no verão de 1896, na cidade de Atenas, capital da Grécia.

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/historia-das-olimpiadas.htm

Os jogos paraolímpicos foram realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, na Itália, mas tem a sua origem na Inglaterra, pois era uma forma de reabilitar militares que eram feridos em guerra. O sucesso foi tão grande que esses jogos foram crescendo e em 1976 mais de quarenta países já estavam participando desses jogos. Em 1992 os jogos paralímpicos teve uma grande marca, pois os dois comitês dos jogos paralímpicos e dos olímpicos trabalhavam juntos, e com isso os dois comitês começaram a trabalhar juntos trazendo sempre o esporte para o deficiente.
Historia da paraolimpiada, jogos de 2016
Os jogos paralímpicos de 2016 vão acontecer em Setembro entre o dia 07 e 17, vão ser 11 dias de muitas modalidades e muitos atletas lutando para conseguir medalhas, esse ano vão ser 27 modalidades esportivas, sendo que duas modalidades são novas e vão estrear esse ano, tem diversas modalidades que tem nas olimpíadas, mas algumas são apenas para as paraolímpiadas como Bocha, Goalball e futebol de cinco. Os atletas brasileiros tem tido um destaque muito grande nas paralímpiadas conseguindo muitas medalhas e colocações excelentes. Confira aqui algumas fotos da historia da paraolimpiada e mais um pouco sobre esse assunto. 
Fonte: http://olimpiadasdorio2016.com/historia-da-paraolimpiada/

Quer saber mais sobre as Olimpíadas e Paralimpíadas e acompanhar o calendário esportivo entre no site Rio2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientações para o Ano Letivo – Educação Física para os Anos Inicias do Ensino Fundamental – 2017

Caro professor, este documento foi elaborado a fim de direcionar seu trabalho durante o ano letivo de 2017 no trato com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo a subsidiar os professores de Educação Física e unificar os conteúdos e expectativas de aprendizagem desenvolvidas na rede, a SEE/SP elaborou as Orientações Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais. O material foi elaborado conjuntamente entre Equipe Curricular de Educação Física da CGEB, Professores coordenadores de Educação Física dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e 1900 professores especialistas através de encontros para discussões e elaborações dos materiais. Para tanto, antes de iniciar as atividades de acordo com as Orientações, é fundamental que o professor realize atividades diagnósticas para verificar as dificuldades e potencialidades dos seus alunos. A partir do diagnóstico o professor deve elaborar as Sequências Didáticas de forma a contemplar atividades articula

Registros que fazem o professor refletir sobre a prática

Registrar as situações de sala em fotos, vídeos e textos é essencial para aprimorar a prática O que leva você, professor, a se aperfeiçoar? Como melhorar a atuação em sala? De que modo saber se o planejamento e as intervenções são os mais adequados? Quando o assunto é aprimoramento docente, as respostas, com frequência, passam pelo apoio da equipe gestora e pela formação continuada. Mas vale jogar luz sobre algo que depende de você e que é essencial para quem busca evoluir: o registro reflexivo.  São textos, imagens e áudios que resgatam as atividades feitas em classe e servem como objeto de investigação e análise crítica sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada. "O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz em sala", diz Cleide do Amaral Terzi, consultora e especialista em Educação. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de

ORIENTAÇÃO TÉCNICA “EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - A APRENDIZAGEM À LUZ DO CURRÍCULO PAULISTA”

No dia 10 de março de 2020, ocorreu no salão de capacitação da Diretoria de Ensino - Região de Tupã a Orientação Técnica “Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental – a aprendizagem à luz do Currículo Paulista” para professores (as) de Educação Física que ministram aulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de orientar e subsidiar os (as) professores (as) de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estudo, planejamento, execução e avaliação das aulas da disciplina baseado nas Diretrizes, conteúdos, competências e habilidades do Currículo Paulista para o segmento, os (as) professores (as) realizaram um estudo envolvendo tecnologia da BNCC, do Currículo Paulista, Habilidades de Educação Física e dos Cadernos São Paulo Faz Escola do  professor. Além disso, os (as) professores (as) participaram de uma oficina de Mancala, jogo proposto para os 4º e 5º anos na Unidade Temática Jogos e Objeto de Conhecimento Jogos de Tabuleiro. Agradecemos a p