Pular para o conteúdo principal

NOSSAS BOAS PRÁTICAS

Professor, seja bem vindo à nova página do Blog de Educação Física da Diretoria de Ensino de Tupã. O intuito é a de promover a socialização das Boas Práticas da disciplina nas nossas escolas e assim a troca de experiências entre todos os professores. 
Você já planejou uma aula e ficou feliz com o resultado?
Você já aplicou uma aula em que seus alunos pediram "bis" no final?
Fez uma adequação nas atividades do Currículo e foi um sucesso?
Mande uma foto, um vídeo, seu relato e divulgue aos colegas. Vamos mostrar o quanto a educação física é importante no desenvolvimento dos nossos alunos e quantas experiências exitosas existem na quadra e pouco são divulgadas.

Para começar, dois exemplos maravilhosos.
__________________________________________
EE Anísio Carneiro
Anos Iniciais
Turma: 2º Ano A
Professora Marlene Marcondes

Tema: Cirandas e danças folclóricas

Relato da Professora: 

"Eu conversei com os alunos, em sala de aula, perguntei quem conhecia as cirandas, quais musicas eles conheciam e se haviam brincado. Depois li o livro Ciranda (indicado em ATPC pela PCNP), a parte do Cravo e a Rosa.Fomos para a quadra, e , primeiro eles mostraram como eles brincavam: girando e cantando. Então desafiei a todos a montarmos uma ciranda diferente e, juntos, fizemos essa coreografia".


_________________________________________________________________________________

EE Joaquim Abarca
Anos Finais
Turma: 6º Ano 
Professora Isabel Nunes

Tema: Ginástica Artistica
Situações de Aprendizagem 1 e 2 do Caderno do professor, volume 2/SEE-SP

A professora Isabel desenvolveu as situações de aprendizagem propostas no Currículo promovendo algumas adequações para proporcionar aos alunos vivências práticas e significativas aos alunos. O resultado você vê nas fotos e vídeos abaixo.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa Esporte Espetacular mostra a importância da Educação Física

  A série “Esporte na Escola” apresentado aos domingos no programa Esporte Espetacular da Rede Globo apresenta a i mportância da Educação Física na formação dos cidadãos seja como pessoa, quanto como futuros e promissores atletas. Vale muito assistir e refletir. 1º Episódio:  Esporte Espetacular investiga como é a realidade da Educação Física no Brasil 2º Episódio:  INGLATERRA  3º Episódio:  Realidade da educação física nos Estados Unidos 4º Episódio:  Esporte da Escola: Japão

Orientações para o Ano Letivo – Educação Física para os Anos Inicias do Ensino Fundamental – 2017

Caro professor, este documento foi elaborado a fim de direcionar seu trabalho durante o ano letivo de 2017 no trato com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo a subsidiar os professores de Educação Física e unificar os conteúdos e expectativas de aprendizagem desenvolvidas na rede, a SEE/SP elaborou as Orientações Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais. O material foi elaborado conjuntamente entre Equipe Curricular de Educação Física da CGEB, Professores coordenadores de Educação Física dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e 1900 professores especialistas através de encontros para discussões e elaborações dos materiais. Para tanto, antes de iniciar as atividades de acordo com as Orientações, é fundamental que o professor realize atividades diagnósticas para verificar as dificuldades e potencialidades dos seus alunos. A partir do diagnóstico o professor deve elaborar as Sequências Didáticas de forma a contemplar atividades articula...

Registros que fazem o professor refletir sobre a prática

Registrar as situações de sala em fotos, vídeos e textos é essencial para aprimorar a prática O que leva você, professor, a se aperfeiçoar? Como melhorar a atuação em sala? De que modo saber se o planejamento e as intervenções são os mais adequados? Quando o assunto é aprimoramento docente, as respostas, com frequência, passam pelo apoio da equipe gestora e pela formação continuada. Mas vale jogar luz sobre algo que depende de você e que é essencial para quem busca evoluir: o registro reflexivo.  São textos, imagens e áudios que resgatam as atividades feitas em classe e servem como objeto de investigação e análise crítica sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada. "O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz em sala", diz Cleide do Amaral Terzi, consultora e especialista em Educação. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de...