Pular para o conteúdo principal

ANOS INICIAIS


Professor (a), 

Segundo o Currículo Paulista (2019) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é essencial que a experimentação e a recriação estejam presentes na intencionalidade das práticas pedagógicas, pois é importante que a experimentação e o protagonismo infantil não se percam nesta fase da escolarização. Afinal, na Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento pretendiam que as crianças tivessem assegurados os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Portanto, o Currículo Paulista prevê que, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sejam consolidadas, ampliadas e aprofundadas as práticas da cultura corporal de movimento, considerando tanto os interesses e expectativas dos estudantes quanto as aprendizagens necessárias à continuidade da formação. Prevê-se que, nessa fase, possa se ampliar “a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que possibilita aos estudantes lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente” (BRASIL, 2017, pág.61).

Diante do exposto, a SEDUC/SP elaborou um material de apoio ao professor que contempla as habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental considerando o (a) estudante em todas as suas dimensões: social, cognitiva, integral. Organizamos abaixo os materiais. Para ter acesso, basta clicar nos links:


* PPT das ATPC polo realizadas com os professores de Educação Física em agosto de 2019: PPT



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATPC Anos Iniciais


Durante o período de quarentena e atividades não presenciais, realizaremos quinzenalmente ATPC com os professores de Educação Física dos Anos Iniciais.
Fique atento para não perder nenhum encontro.
Após cada ATPC o material será disponibilizado aqui no blog, logo abaixo. É só clicar nas datas, acessar e estudar.













--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os materiais abaixo não se encontram mais em vigência:




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Professores Coordenadores e Professores de Educação Física, cliquem nos links abaixo e tenham acesso aos materiais trabalhados nas ATPC Polos.

ATPC Março

ATPC Maio

ATPC Junho

ATPC Agosto

ATPC Setembro

ATPC Outubro

Postagens mais visitadas deste blog

Programa Esporte Espetacular mostra a importância da Educação Física

  A série “Esporte na Escola” apresentado aos domingos no programa Esporte Espetacular da Rede Globo apresenta a i mportância da Educação Física na formação dos cidadãos seja como pessoa, quanto como futuros e promissores atletas. Vale muito assistir e refletir. 1º Episódio:  Esporte Espetacular investiga como é a realidade da Educação Física no Brasil 2º Episódio:  INGLATERRA  3º Episódio:  Realidade da educação física nos Estados Unidos 4º Episódio:  Esporte da Escola: Japão

Orientações para o Ano Letivo – Educação Física para os Anos Inicias do Ensino Fundamental – 2017

Caro professor, este documento foi elaborado a fim de direcionar seu trabalho durante o ano letivo de 2017 no trato com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo a subsidiar os professores de Educação Física e unificar os conteúdos e expectativas de aprendizagem desenvolvidas na rede, a SEE/SP elaborou as Orientações Curriculares de Educação Física para os Anos Iniciais. O material foi elaborado conjuntamente entre Equipe Curricular de Educação Física da CGEB, Professores coordenadores de Educação Física dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e 1900 professores especialistas através de encontros para discussões e elaborações dos materiais. Para tanto, antes de iniciar as atividades de acordo com as Orientações, é fundamental que o professor realize atividades diagnósticas para verificar as dificuldades e potencialidades dos seus alunos. A partir do diagnóstico o professor deve elaborar as Sequências Didáticas de forma a contemplar atividades articula...

Registros que fazem o professor refletir sobre a prática

Registrar as situações de sala em fotos, vídeos e textos é essencial para aprimorar a prática O que leva você, professor, a se aperfeiçoar? Como melhorar a atuação em sala? De que modo saber se o planejamento e as intervenções são os mais adequados? Quando o assunto é aprimoramento docente, as respostas, com frequência, passam pelo apoio da equipe gestora e pela formação continuada. Mas vale jogar luz sobre algo que depende de você e que é essencial para quem busca evoluir: o registro reflexivo.  São textos, imagens e áudios que resgatam as atividades feitas em classe e servem como objeto de investigação e análise crítica sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada. "O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz em sala", diz Cleide do Amaral Terzi, consultora e especialista em Educação. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de...